Faculdade Sumaré
TRABALHO
DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
HISTÓRIA
DE VIDA
Turma M1
Alunos:
Andreia Petrelli RA 111013
Débora Vacarim RA1110133
Gessiane Sabino RA 1110248
Roberval Bispo RA 1115019
Sueli Feitosa RA 1112050
Débora Vacarim RA1110133
Gessiane Sabino RA 1110248
Roberval Bispo RA 1115019
Sueli Feitosa RA 1112050
Profª. Maria Elena Roman.
2012
SUMÁRIO
Introdução .............................. 01
Capitulo I ..............................02
Capitulo II
..............................03
Capitulo III ..............................04
Capitulo IV ...............................05
Capitulo V
..............................06
Capitulo VI
..............................07
1.0 Considerações Finais ............08
1.1 Fase do Sujeito ....................09
1.2 Redação ..............................10
Referências Bibliográficas ............11
Anexos .....................................12 a 36
Introdução
Este
trabalho é o retrato da vida de um adolescente de quinze anos, onde por
objetivo a análise sobre a vida do sujeito segundo o olhar dos autores Piaget,
Wallon e Vygotsy.
Ele
foi realizado através de uma entrevista com os pais do adolescente, foi
organizado através de capítulos onde relatam desde quando os pais se conheceram,
passando por todas as etapas da vida do sujeito até os dias atuais.
Capítulo I
Construção da Família
Os
pais do sujeito, trabalhavam juntos, se conheceram na própria empresa,
namoraram por cinco meses e se casaram.
A
mãe era ciumenta, e certo dia, achou uma mancha de batom na camisa do marido e
lhe jogou um copo de cerveja, e esta foi uma cena marcante para o casal.
Durante
o namoro, nunca conversaram sobre o desejo de ter filhos, e no início do casamento tiveram uma
vida simples, mas trabalharam juntos para o progresso.
Capítulo II
Gravidez
Depois
de um ano de casados, veio a gravidez, e foi bem planejada. O pai acompanhou toda a gestação e não tinham
preferência de sexo.
O
nascimento foi emocionante para os dois, mas não fizeram planos de como
educariam a criança.
Capítulo
III
Infância (0 a 2 anos)
Diego
foi uma criança calma, e como desenvolvimento dentro do tempo estimado. Não
frequentou a creche e era um pouco tímido. Os pais acreditavam que era
importante passar para a criança um modelo de família unida.
Capítulo
IV
Anos pré- escolares (2 a 6 anos)
O
sujeito foi para a escola publica com quatro anos, chegou um pouco tímido, mas
era participativo e tinha um bom comportamento.
Capítulo V
Anos Escolares (6 – 12 anos)
Ele
entrou na primeira séria com 7 anos, conseguiu escrever, porém a leitura já não
foi tão fácil. Mas não tinha grandes dificuldades de aprendizagem e gostava de
ir à escola.
Os
pais eram participativos e influentes em sua vida escolar.
Capítulo VI
Adolescência
Diego
entra na adolescência, mas não se sente assustado em relação à isso. Continua
gostando de ir à escola, porém as vezes,
tendo um pouco de preguiça.
Nunca
repetiu de ano, hoje está cursando o primeiro ano do Ensino Médio e ainda não
parou para pensar na faculdade.
Sua
relação com os pais continua boa e amigável, e ele se considera uma pessoa
feliz por isso.
Ele
acredita que o maior desafio ao entrar na vida adulta, é o de começar a tomar
decisões sozinho, mas independente das escolhas, é preciso ter caráter acima de tudo.
1.0 Considerações Finais
O
trabalho retrata a vida de um adolescente de quinze anos, onde é feita um
análise sobre a vida dele, sob a perspectiva de Piaget, Wallon e Vygotsky.
É
uma entrevista com os pais dele onde eles relatam desde o momento que se
conheceram, falam sobre namoro, casamento, gravidez, anos escolares, até o
momento através da vida do adolescente.
1.1 Etapa do Sujeito
No
momento o adolescente está com quinze anos e segundo Vygotsky ele têm uma
família bem estruturada, onde seus pais
participam ativamente da educação do filho, ajudam desde o início da
vida dele, então é um adolescente que têm tudo para ter uma educação
pedagógica.
Foi
uma gravidez desejada, bem planejada, cheia de carinhos e atenção, que para
Wallon é um fatos muito importante para o desenvolvimento cognitivo de uma
crianças.
O
adolescente está no período das operações formais segundo Piaget torna o
adolescente apto a aplicar o raciocínio neurológico em todas as classe de problema. Portanto Diego ao dizer
que o maior desafio da idade adulta, é o de tomar decisões podem trazer
consequências para toda a vida.
1.2 Redação
O
trabalho foi muito interessante, e como é
importante acompanhar o
desenvolvimento de uma pessoa, de como
poder ser mais fácil entender a história de alguém, sabendo primeiro a sua
origem.
Também
nos mostrou que, para cada etapa da vida há uma concepção diferente e que é
muito importância e significativa passar
por todas elas.
Referências Bibliográficas:
PALACIOS,
J. A adolescência e seu significado
evolutivo IN: COLL, C., PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação:
Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1996. Vol.1. 2ª. Edição.
http://www.scielo.br/pdf/icse/v3n5/19.pdf
www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722006000200022...sci...
Anexos
Perfil do sujeito:
Adolescente de 15 anos do sexo masculino que se chama Diego
Questionário
Construção da família
1-Como
vocês se conheceram? Como era o relacionamento de
vocês ?
Mãe:
Nos conhecemos na empresa.
Pai:
Trabalhávamos juntos.
2-Quanto
tempo vocês namoram antes de casar?
Mãe:
Namoramos cinco meses.
Pai:
Namoramos cinco meses.
Filho:
Não sei.
3-
Enquanto namoravam, chegaram a conversar sobre o desejo de ter filhos?
Mãe:
Não
Pai:
Não
Filho:
Não sei.
4-
Na construção do relacionamento de um casal entre o pai e a mãe que tipo de
criança podemos esperar para apresentar para a sociedade?
Mãe:
Uma criança com educação e com respeito ao próximo
Pai:
Uma criança que saiba conviver em harmonia com a sociedade.
Filho:
Não sei.
5-
Sabendo que um relacionamento é uma construção pergunto? Um casal esta pronto
para trabalhar os tijolinhos que
chamamos de construção família? E o que isso pode ajudar na formação de seus
filhos quando feito da maneira certa?
Mãe:
Sim, dando bons exemplos .
Pai:
Sim.
Filho:
Não sei.
7-
Qual cena mais marcante você não consegue esquecer do seu
namoro?
Mãe:
Quando ele apareceu com a camisa de batom.
Pai:
Quando em um barzinho ela me jogou um copo de cerveja.
Filho:
Não sei.
8-
Como foi o inicio do casamento?
Mãe:
Normal, eu aceitava o que tínhamos e
caminhamos juntos para melhorar.
Pai:
Um pouco.
Filho:
Não sei.
Gravidez
1-Depois
de casada, quanto tempo você demorou
para engravidar?
Mãe:
Demorei um ano.
Pai:
Um ano.
Filho:
Não sei.
2-Com
quantos anos você engravidou?
Mãe:
Com vinte e seis anos.
Pai:
Quando ela engravidou eu tinha a mesma idade vinte seis.
Filho:
Não sei.
3-
Vocês se casaram antes, ou depois da gravidez?
Mãe:
Casamos bem antes da gravidez.
Pai:
Cada qual no seu tempo.
Filho:
Não sei.
4-Foi
uma gravidez desejada ou indesejada?
Mãe:
Sim, bem desejada.
Pai:
Sim.
Filho:
Não sei.
5-
O marido acompanhou a gravidez?
Mãe:
Sim, ele me ajudou bastante
Pai:
O que estava ao meu alcance sim.
Filho:
não sei.
6-
Quais as expectativas quanto à chegada do primeiro filho?
Mãe:
Uma expectativa muito boa.
Pai:
Que viesse uma criança saudável.
Filho:
Não sei.
7-
Vocês conversavam sobre como seria a criança que iria nascer?
Mãe:
Não
Pai:
O que Deus mandasse estava bom e seria bem aceito.
Filho:
Não sei.
8-Como
foi o nascimento? Qual foi a sua reação ao olhar para a criança?
Mãe:
Foi rápido, muito bom.
Pai:
Chorei de emoção.
Filho:
Não sei.
9-
Pensaram em como iria educá-lo?
Mãe:
Nunca pensei neste assunto.
Pai:
Não.
Filho:
Não sei.
Infância (0 a 2 anos)
1-Quando
deu seus primeiros passinhos? Quando falou o
primeira palavra?
Mãe:
Não me lembro.
Pai:
Eu acho que foi papai.
Filho:
Não sei.
2-Era
uma criança obediente? Ela chorava muito?
Mãe:
Sim, não era chorão.
Pai:
Chorava sim quando queria mama.
Filho:
Não sei.
3-Com
quantos anos entrou na creche? Ela chorou no primeiro dia ?
Mãe:
Nunca foi para creche.
Pai:
Ele não foi para creche.
Filho:
Não sei.
4-
Como foi a relação dele com as outras crianças?
Mãe:
Ele era um pouco tímido.
Pai:
Ficava quieto no canto.
Filho:
Não sei.
5-
Enquanto era criança, era fácil lidar
com ele?
Mãe:
Nunca tive trabalho com ele quando pequeno.
Pai: A mãe ficava mais tempo com ele.
Filho:
Não sei.
6-
Durante a infância, a criança teve algum trauma?
Mãe:
Não
Pai:
Não
Filho:
Não sei.
7-
Era uma criança calma?
Mãe:
Sim.
Pai:
Bastante
Filho:
Não sei.
8-
Dos 0 aos 2 anos de idade de uma criança qual o principal modelo de vida para
esta criança?
Mãe:
Uma família unida .
Pai:
Uma família normal.
Filho:
Não sei.
9-
Como foi o desenvolvimento da criança? Dentro do tempo estimado, ou teve
alguma demora para
falar, andar, sair os dentes?
Mãe:
Desenvolvimento como qualquer criança normal.
Pai:
Normal
Filho:
Não sei.
Anos Pré- escolares: (2 a 6 anos)
1-
Com que idade entrou na escola, foi pública ou particular?
Mãe:
Entrou com 4 anos na escola pública.
Pai:
Não me lembro a idade era na escola pública.
Filho:
Não me lembro.
2-
Qual foi a reação dele?
Mãe:
Um pouco tímido com os colegas de sala.
Pai:
Tímido.
Filho:
Não me lembro.
3-Ela
participava das atividades? Qual era seu comportamento na escolinha com as
crianças e com a professora?
Mãe:
Sim participava, comportamento normal.
Pai:
Era uma criança que participava o comportamento era bom.
Filho:
Acho que participava, eu normal.
4-
No ano pré-escolar as outras famílias
tem influências na criação de nossa criança? Por quê?
Mãe:
Sim, porque os pais que trabalham não dão a criação certa.
Pai:
Cada um cuida do seu filho .
Filho:
Não sei.
Anos Escolares (6-12 anos )
1-
Com que idade entrou na primeira série?
Mãe:
Com 7 anos.
Pai: Com 7 anos.
Filho:
Com 7 anos.
2-Com
quantos anos aprendeu a ler e a escrever?
Mãe:
Demorou a ler, mais para escrever com 7
anos no 1º ano .
Pai:
Não sei.
Filho:
Não me lembro.
3-Você sempre participou das atividades e reuniões
de seu filho?
Mãe:
Sempre que podia.
Pai:
Quando dava eu participava.
Filho:
Sim meus pais participavam.
4-Ele
tinha dificuldade para aprender?
Mãe:
Não
Pai:
Não
Filho:
As vezes.
5-Qual
era o comportamento dele em sala de aula?
Mãe:
Era uma criança calma.
Pai:
Ele era sossegado demais.
Filho:
Era tranquilo.
6-
Ela gostava de ir a escola?
Mãe:
Ele gostava
Pai:
Sim.
Filho:
Eu gostava.
7-Tinha
facilidade em se relacionar com o
colegas de classe?
Mãe:
Sempre.
Pai:
Sim.
Filho:
Sim
8-Qual
foi sua reação ao entrar na primeira série, sentiu muita diferença do pré?
Mãe:
Que eu me lembro não, os colegas eram os mesmo do pré.
Pai:
Não me lembro.
Filho:
Acho que não.
Adolescência:
1-Quando
chegou a adolescência ele mudou seu comportamento?
Mãe:
Comigo não.
Pai:
Um pouco.
Filho: Não.
2-Mesmo
na adolescência ele gosta de ir a escola?
Mãe:
Sim.
Pai:
As vezes tem preguiça quando acorda.
Filho:
Sim, As vezes quero ficar dormindo.
3-Repetiu de ano alguma vez? Se sim, por quê? Qual foi
a serie? Qual foi a sua reação?
Mãe:
Nunca.
Pai:
Não.
Filho:
Não.
4-Ela
já concluiu o ensino médio? Ele pretende fazer faculdade?
Mãe:
Eles esta no 1º ano do ensino médio, não sei se ele quer fazer faculdade.
Pai:
Esta no ensino médio.
Filho:
Não sei ainda.
5-Como
é a relação com seus pais?
Mãe:
Uma relação boa, procuro explicar o certo e o errado.
Pai:
Comigo ele é mais fechado.
Filho:
Muito boa, eles são meus amigos.
6-Em
relação vida escolar, você se relaciona bem no ambiente escolar?
Mãe:
Sim.
Pai:
Quando eu posso.
Filho:
Sim.
7-Já
sofreu algum tipo de preconceito?
Mãe:
Nunca.
Pai:
Não.
Filho:
Que eu me lembre não.
8-Você
se considera uma pessoa feliz?
Mãe:
Muito feliz.
Pai:
Sim.
Filho:
Sim, tenho a minha família, sou muito feliz.
9-Seus
pais sempre te apoiaram nas sua
decisões?
Mãe:
Sim.
Pai:
Sim.
Filho:
Sim.
10-Você
considera seus pais seus melhores amigos?
Mãe:
Acho que sou.
Pai:
Sim.
Filho:
Mais que minha amiga uma mãezona.
11-Você
atualmente está estudando? E em que ano está cursando?
Mãe:
Ele esta.
Pai:
Sim.
Filho:
Sim no 1º ano do ensino médio.
12-Seus
pais ainda participam da sua vida escolar ?
Mãe:
Sim.
Pai:
Sim.
Filho:
Sim, faz parte e é muito importante para mim.
13-Como
é seu relacionamento familiar?
Mãe:
Muito boa.
Pai:
Boa.
Filho:
Muito boa procuro conversar com eles e
tirar minhas duvidas.
14-
A adolescência assusta os adolescentes? Sim ou Não, por que?
Mãe:
Acho que não.
Pai:
Não.
Filho:
Não, o que vier faz parte da vida.
15-Nos
anos escolares os personagens como: Família; Professor e sociedade que vivemos
são importantes para nós? Explique?
Mãe:
Sim.
Pai:
Sim.
Filho:
Família é tudo, professor e sociedade é
sim importante.
16-
Qual o maior desafio para a idade adulta começando com os 18 (dezoito) anos de
idade. Porque a formação do caráter é importante para este desafio?
Mãe:
É saber tomar as decisões certa, porque
com um bom caráter a pessoa não vai para o mal caminho.
Pai:
É ter que ter mais responsabilidades.
Filho:
É começar a caminhar sozinho, ter um bom caráter é tudo para mim.
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