quinta-feira, 7 de junho de 2012

TRABALHO EM GRUPO REALIZADO NO 3º SEMESTRE















Faculdade Sumaré


TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


HISTÓRIA DE  VIDA                             

                                          
                                          Turma M1
  Alunos: 
 Andreia   Petrelli    RA 111013                                                                                                                            


Débora  Vacarim     RA1110133                                                                                                     


Gessiane Sabino     RA 1110248                                                                                                     


Roberval Bispo       RA 1115019                                                                                                    


Sueli Feitosa          RA 1112050


Profª.  Maria Elena Roman.



2012




SUMÁRIO



Introdução .............................. 01
Capitulo I   ..............................02
Capitulo II  ..............................03
Capitulo III ..............................04
Capitulo IV ...............................05
Capitulo V   ..............................06
Capitulo VI  ..............................07
1.0 Considerações Finais ............08
1.1 Fase do Sujeito ....................09
1.2 Redação ..............................10
Referências Bibliográficas ............11
Anexos .....................................12 a 36









Introdução

Este trabalho é o retrato da vida de um adolescente de quinze anos, onde por objetivo a análise sobre a vida do sujeito segundo o olhar dos autores Piaget, Wallon e Vygotsy.
Ele foi realizado através de uma entrevista com os pais do adolescente, foi organizado através de capítulos onde relatam desde quando os pais se conheceram, passando por todas as etapas da vida do sujeito até os dias atuais.














                                                                                                   
Capítulo I
Construção da Família
Os pais do sujeito, trabalhavam juntos, se conheceram na própria empresa, namoraram por cinco meses e se casaram.
A mãe era ciumenta, e certo dia, achou uma mancha de batom na camisa do marido e lhe jogou um copo de cerveja, e esta foi uma cena marcante para o casal.
Durante o namoro, nunca conversaram sobre o desejo de ter  filhos, e no início do casamento tiveram uma vida simples, mas trabalharam juntos para o progresso.














 Capítulo II
Gravidez

Depois de um ano de casados, veio a gravidez, e foi bem planejada.  O pai acompanhou toda a gestação e não tinham preferência de sexo.
O nascimento foi emocionante para os dois, mas não fizeram planos de como educariam a criança.
















 Capítulo III
Infância  (0 a 2 anos)

Diego foi uma criança calma, e como desenvolvimento dentro do tempo estimado. Não frequentou a creche e era um pouco tímido. Os pais acreditavam que era importante passar para a criança um modelo de família unida.
















 Capítulo IV
Anos pré- escolares (2 a 6 anos)
O sujeito foi para a escola publica com quatro anos, chegou um pouco tímido, mas era participativo e tinha um bom comportamento.


















 Capítulo V
Anos Escolares (6 – 12 anos)

Ele entrou na primeira séria com 7 anos, conseguiu escrever, porém a leitura já não foi tão fácil. Mas não tinha grandes dificuldades de aprendizagem e gostava de ir à escola.
Os pais eram participativos e influentes em sua vida escolar.
















Capítulo VI
Adolescência

Diego entra na adolescência, mas não se sente assustado em relação à isso. Continua gostando de ir à escola, porém as vezes,  tendo um pouco de preguiça.
Nunca repetiu de ano, hoje está cursando o primeiro ano do Ensino Médio e ainda não parou para pensar na faculdade.
Sua relação com os pais continua boa e amigável, e ele se considera uma pessoa feliz por isso.
Ele acredita que o maior desafio ao entrar na vida adulta, é o de começar a tomar decisões sozinho, mas independente das escolhas, é preciso ter  caráter acima de tudo.











1.0 Considerações Finais
O trabalho retrata a vida de um adolescente de quinze anos, onde é feita um análise sobre a vida dele, sob a perspectiva de Piaget, Wallon e Vygotsky.
É uma entrevista com os pais dele onde eles relatam desde o momento que se conheceram, falam sobre namoro, casamento, gravidez, anos escolares, até o momento através da vida do adolescente.
















1.1 Etapa  do Sujeito
No momento o adolescente está com quinze anos e segundo Vygotsky ele têm uma família bem estruturada, onde seus pais  participam ativamente da educação do filho, ajudam desde o início da vida dele, então é um adolescente que têm tudo para ter uma educação pedagógica.
Foi uma gravidez desejada, bem planejada, cheia de carinhos e atenção, que para Wallon é um fatos muito importante para o desenvolvimento cognitivo de uma crianças.
O adolescente está no período das operações formais segundo Piaget torna o adolescente apto a aplicar o raciocínio neurológico em todas as  classe de problema. Portanto Diego ao dizer que o maior desafio da idade adulta, é o de tomar decisões podem trazer consequências para toda a vida.












1.2 Redação
O trabalho foi muito interessante, e como é  importante  acompanhar o desenvolvimento de uma pessoa, de  como poder ser mais fácil entender a história de alguém, sabendo primeiro a  sua   origem.
Também nos mostrou que, para cada etapa da vida há uma concepção diferente e que é muito  importância e significativa passar por todas elas.















                                                                                                              
Referências Bibliográficas:

PALACIOS, J. A adolescência e seu significado evolutivo IN: COLL, C., PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Vol.1. 2ª. Edição.
http://www.scielo.br/pdf/icse/v3n5/19.pdf
www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722006000200022...sci...
















Anexos










Perfil do sujeito: Adolescente de 15 anos do sexo masculino que se chama Diego
Questionário
Construção da família
1-Como vocês se conheceram? Como era o relacionamento de
 vocês ?
Mãe: Nos  conhecemos na empresa.
Pai: Trabalhávamos juntos.

2-Quanto tempo vocês namoram antes de casar?
Mãe: Namoramos cinco meses.
Pai: Namoramos cinco meses.
Filho: Não sei.

3- Enquanto namoravam, chegaram a conversar sobre o desejo de ter filhos?
Mãe: Não
Pai: Não
Filho: Não sei.

4- Na construção do relacionamento de um casal entre o pai e a mãe que tipo de criança podemos esperar para apresentar para a sociedade?
Mãe: Uma criança com educação e com respeito ao próximo
Pai: Uma criança que saiba conviver em harmonia com a sociedade.
Filho: Não sei.

5- Sabendo que um relacionamento é uma construção pergunto? Um casal esta pronto para trabalhar os  tijolinhos que chamamos de construção família? E o que isso pode ajudar na formação de seus filhos quando feito da maneira certa?
Mãe: Sim, dando bons exemplos .
Pai: Sim.
Filho: Não sei.

7- Qual cena mais marcante você não consegue esquecer  do  seu namoro?
Mãe: Quando ele apareceu com a camisa de batom.
Pai: Quando em um barzinho ela me jogou um copo de cerveja.
Filho: Não sei.

8- Como foi o inicio do casamento?
Mãe: Normal, eu aceitava o que tínhamos e  caminhamos juntos para melhorar.
Pai: Um pouco.                                                                             
Filho: Não sei.
 








                                                                                            
                                                                                                

Gravidez

1-Depois de casada, quanto tempo você demorou    para engravidar?
Mãe: Demorei um ano.
Pai: Um ano.
Filho: Não sei.

2-Com quantos anos você engravidou?
Mãe: Com vinte e seis anos.
Pai: Quando ela engravidou eu tinha a mesma idade vinte seis.  
Filho: Não sei.

3- Vocês se casaram antes, ou depois da gravidez?
Mãe: Casamos bem antes da gravidez.
Pai: Cada qual no seu tempo.
Filho: Não sei.

4-Foi uma gravidez desejada ou indesejada?
Mãe: Sim, bem desejada.
Pai: Sim.
Filho: Não sei.                                                                              

5- O marido acompanhou a gravidez?
Mãe: Sim, ele me ajudou bastante
Pai: O que estava ao meu alcance sim.
Filho: não sei.
6- Quais as expectativas quanto à chegada do primeiro filho?
Mãe: Uma expectativa muito boa.
Pai: Que viesse uma criança saudável.
Filho: Não sei.

7- Vocês conversavam sobre como seria a criança que iria nascer?
Mãe: Não
Pai: O que Deus mandasse estava bom e seria bem aceito.
Filho: Não sei.

8-Como foi o nascimento? Qual foi a sua reação ao olhar para a criança?
Mãe: Foi rápido, muito bom.
Pai: Chorei de emoção.
Filho: Não sei.

9- Pensaram em como iria educá-lo?
Mãe: Nunca pensei neste assunto.                                                   
Pai: Não.
Filho: Não sei.











Infância (0 a 2 anos)

1-Quando deu seus primeiros passinhos? Quando falou o  primeira palavra?
Mãe: Não me lembro.
Pai: Eu acho que foi papai.
Filho: Não sei.

2-Era uma criança obediente? Ela chorava muito?
Mãe: Sim, não era chorão.
Pai: Chorava sim quando queria mama.
Filho: Não sei.

3-Com quantos anos entrou na creche? Ela chorou no primeiro  dia ?
Mãe: Nunca foi para creche.
Pai: Ele não foi para creche.
Filho: Não sei.

4- Como foi a relação dele com as outras crianças?
Mãe: Ele era um pouco tímido.
Pai: Ficava quieto no canto.
Filho: Não sei.                                                                              

5- Enquanto era criança, era fácil  lidar com ele?
Mãe: Nunca tive trabalho com ele quando pequeno.
Pai:  A mãe ficava mais tempo com ele.
Filho: Não sei.

6- Durante a infância, a criança teve algum trauma?
Mãe: Não
Pai: Não
Filho: Não sei.

7- Era uma criança calma?
Mãe: Sim.
Pai: Bastante
Filho: Não sei.

8- Dos 0 aos 2 anos de idade de uma criança qual o principal modelo de vida para esta criança?
Mãe: Uma família unida .
Pai: Uma família normal.
Filho: Não sei.

9- Como foi o desenvolvimento da criança? Dentro do tempo estimado, ou teve alguma  demora   para  falar, andar, sair os dentes?
Mãe: Desenvolvimento como qualquer criança normal.
Pai: Normal
Filho: Não sei.







                                                                                                       
                                                                                            






Anos Pré- escolares: (2 a 6 anos)

1- Com que idade entrou na escola, foi pública ou particular?
Mãe: Entrou com 4 anos na escola pública.
Pai: Não me lembro a idade era na escola pública.
Filho: Não me lembro.

2- Qual foi a reação dele?
Mãe: Um pouco tímido com os colegas de sala.
Pai: Tímido.
Filho: Não me lembro.

3-Ela participava das atividades? Qual era seu comportamento na escolinha com as crianças e com a professora?
Mãe: Sim  participava, comportamento normal.
Pai: Era uma criança que participava o comportamento era bom.
Filho: Acho que participava,  eu normal.

4- No ano pré-escolar as  outras famílias tem influências na criação de nossa criança? Por quê?
Mãe: Sim, porque os pais que trabalham não dão a criação certa.
Pai: Cada um cuida do seu filho .
Filho: Não sei.                                                                         





Anos Escolares (6-12 anos )

1- Com que idade entrou na primeira série?
Mãe: Com 7  anos.
Pai:  Com 7 anos.
Filho: Com 7 anos.

2-Com quantos anos aprendeu a ler e a escrever?
Mãe: Demorou a ler, mais para escrever  com 7 anos no 1º ano .
Pai: Não sei.
Filho: Não me lembro.

3-Você  sempre participou das atividades e reuniões de seu filho?
Mãe: Sempre que podia.
Pai: Quando dava eu participava.
Filho: Sim meus pais participavam.

4-Ele tinha dificuldade para aprender?
Mãe: Não
Pai: Não
Filho: As vezes.

5-Qual era o comportamento dele em sala de aula?
Mãe: Era uma criança calma.
Pai: Ele era sossegado  demais. 
Filho: Era tranquilo.

6- Ela gostava de ir a escola?
Mãe: Ele gostava
Pai: Sim.
Filho: Eu gostava.

7-Tinha facilidade em se relacionar com o  colegas de classe?
Mãe: Sempre.
Pai: Sim.
Filho: Sim

8-Qual foi sua reação ao entrar na primeira série, sentiu muita diferença do pré? 
Mãe: Que eu me lembro não, os colegas eram os mesmo do pré.
Pai: Não me lembro.
Filho: Acho que não.





Adolescência:

1-Quando chegou a adolescência ele mudou seu comportamento?
Mãe: Comigo não.
Pai: Um pouco.
Filho:  Não.

2-Mesmo na adolescência ele gosta de ir a escola?
Mãe: Sim.
Pai: As vezes tem preguiça quando acorda.
Filho: Sim, As vezes quero ficar dormindo.

3-Repetiu  de ano alguma vez? Se sim, por quê? Qual foi a serie? Qual foi a sua reação?
Mãe: Nunca.
Pai: Não.
Filho: Não.

4-Ela já concluiu o ensino médio? Ele pretende fazer faculdade?
Mãe: Eles esta no 1º ano do ensino médio, não sei se ele quer fazer faculdade.
Pai: Esta no ensino médio.
Filho: Não sei ainda.                                                                      

5-Como é a relação com seus pais?
Mãe: Uma relação boa, procuro explicar o certo e o errado.
Pai: Comigo ele é mais fechado.
Filho: Muito boa, eles são meus amigos.

6-Em relação vida escolar, você se relaciona bem no ambiente escolar?
Mãe: Sim.
Pai: Quando eu posso.
Filho: Sim.

7-Já sofreu algum tipo de preconceito?
Mãe: Nunca.
Pai: Não.
Filho: Que eu me lembre não.

8-Você se considera uma pessoa feliz?
Mãe: Muito feliz.
Pai: Sim.
Filho: Sim, tenho a minha família, sou muito feliz.

                                                                                            
9-Seus pais sempre te apoiaram nas  sua decisões?                               
Mãe: Sim.
Pai: Sim.
Filho: Sim.

10-Você considera seus pais seus melhores amigos?
Mãe: Acho que sou.
Pai: Sim.
Filho: Mais que minha amiga uma mãezona.

11-Você atualmente está estudando? E em que ano está cursando?
Mãe: Ele esta.
Pai: Sim.
Filho: Sim no 1º ano do ensino médio.

12-Seus pais ainda participam da sua vida escolar ?
Mãe: Sim.
Pai: Sim.
Filho: Sim, faz parte e é muito importante para mim.

13-Como é seu relacionamento familiar?
Mãe: Muito boa.                                                                           
Pai: Boa.
Filho: Muito boa procuro conversar com eles  e tirar minhas duvidas.

14- A adolescência assusta os adolescentes? Sim ou Não, por que?
Mãe: Acho que não.
Pai: Não.
Filho: Não, o que vier faz  parte da vida.

15-Nos anos escolares os personagens como: Família; Professor e sociedade que vivemos são importantes para nós? Explique?
Mãe: Sim.
Pai: Sim.
Filho: Família é tudo, professor e  sociedade é sim importante.

16- Qual o maior desafio para a idade adulta começando com os 18 (dezoito) anos de idade. Porque a formação do caráter é importante para este desafio?
Mãe: É saber tomar as decisões certa, porque  com um bom caráter a pessoa não vai para o mal caminho.
Pai: É ter que ter mais responsabilidades.
Filho: É começar a caminhar sozinho, ter um bom caráter é tudo para mim.









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