CILENE- Bom dia meu nome é
Cilene, estamos aqui com Rachel aluna do 8º semestre do curso de pedagogia, que
está finalizando seu TCC e ela visitou uma escola pública na zona norte de São
Paulo para entender como se dá a inclusão dos alunos com necessidades especiais
numa sala regular. Rachel conte-nos um pouco da sua experiência e o que isso
contribuiu para sua formação.
RACHEL- Ok, bom dia Cilene bom dia a todos. Bom eu tive a oportunidade de passar uma tarde né, com a professora dessa turma e na sala tinham dois alunos com necessidades especiais, um tinha deficiências múltiplas, que ficava numa cadeira de roda e o outro é autista né. Então é assim, eu percebi que a professora diante de todas as dificuldades que ela encontra, até mesmo por falta de material, até pelo tempo e por está sozinha, eu percebi que ela se esforça ao máximo pra pode incluir esses alunos aos demais. Então assim é..., eu achei de certa forma, teve um momentos que ela foi aplicar a atividade e ela deixou esses dois alunos é...sem fazer nada e aplicou a atividade só para os alunos ditos normais e depois ela foi e reservou um tempo pra aplicar a atividade só para esses alunos com necessidades especiais, ai ela pede a colaboração da turma, pra turma pode ai auxilia-la, enfim, no comportamento e tudo. Então foi bom porque eu pude vê que na sala dela as crianças, elas fazem de tudo também pra que esses alunos possam ser incluídos, possam se sentir bem, então tem, tem esse fator e pra mim foi muito bom, porque a gente tá na faculdade né, já estamos ai, encerrando o curso de pedagogia, então muitas vezes a gente, eu pelo menos, me deparo com a pergunta de á, como será encontrar, é está numa sala de aula e encontrar alunos com necessidades especiais? Será que vou consegui desenvolver um projeto? Será que vou consegui trabalhar com eles da mesma forma que trabalharia só com os outros alunos que não tem necessidades? Então assim é... , conversando com essa professora eu pude perceber que sim, ela falou pra mim que não é fácil, porém não é impossível, que assim, com todos os poucos recursos que ela tem, ela se dedica ao máximo pra poder dá um atendimento é..., bom pra todos os alunos, pra que cada um aprender no se tempo, tanto aqueles alunos entre aspas dito normais como também aqueles alunos é..., que precisam de uma atenção maior, que tem suas limitações. Então pra mim foi muito boa essa experiência e eu agradeço a oportunidade de pôde tá contando um pouco pra vocês sobre como foi lá. Obrigada.
Rachel Santos: Aluna do 8º semestre de Pedagogia
Cilene dos Reis e Rachel Santos
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